Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Demora do Federal" rima com "tô indo pra Montreal"

Bem, cansei de esperar! O seguinte é o negócio: eu estou me preparando pra passar 6 meses lá no Québec durante este ingrato período onde nós, filezinhos brasileiros, estamos pendurados na corda da morosidade, dando corpo ao ingrato perfil de carne do Sol da mais quente e insalubre fatia de sertão.

O processo federal está cada vez mais lento. Lembro que, quando comecei a me preparar,  a média de espera do federal era de 8 meses, isso passou pra 10, depois pra 12, e hoje já ouvimos do pessoal do consulado que o prazo será de 14 meses, pois os sistemas estão sendo substituídos e isto está causando o atraso.

Resolvi fazer isto por alguns motivos. O mais forte deles é a ansiedade necessidade de adiantar o processo da forma que me cabe. Sabemos que os primeiros meses no exterior são de dura adaptação, à língua, aos costumes, valores, serviços, etc. E isto interfere diretamente nas chances de se posicionar rapidamente no mercado de trabalho e na sociedade. Bem, eu sai do trabalho pra me preparar pra essa imigração, faço hoje um freela ou outro pra ajudar nas contas, e os custos que tenho aqui são praticamente os mesmos que terei lá, com uma diferença fundamental: motivação. Sendo assim, pretendo ir agora, pra fazer parte do que eu faria ao chegar em Montreal como imigrante: aprimorar o francês, começar a formar uma network pessoal e profissional. Enfim, vou fazer estágio de imigrante.

Sei que não será uma experiência fácil, nem barata, mas estou preparado pra lidar com isso, e certamente esta experiência vai me ajudar um bocado, além das chances de boas portas se abrirem.

Na sequência, vou fazer um post pra explicar o processo que estou seguindo pra tentar garantir o visto de turista, ou visto temporário.

Um comentário: